logo-autarquia

A obter dados...

História

A povoação de Branca terá evoluído do trato aforado e da sesmaria, sendo os seus foros do final do século XIX.

A sua população inicial cresceu rapidamente, dando origem a um denso aglomerado na época em que o modelo de povoamento seguido era junto de uma estrada e nas proximidades de uma locanda comercial, com carácter de hospedaria.

Um dos muitos motivos de interesse desta freguesia centra-se na Herdade das Figueiras e sua capela.

Em 1949, Gustavo Matos Sequeira incluiu-a no Inventário Artístico de Portugal: "Casa e propriedade rústica, na charneca de Coruche, pertenceu ao Sr. D. Jorge Machado Castelo Branco (Figueira). Centro de um aglomerado característico, dando o tipo dos núcleos de habitação regional. Junto à casa de lavoura está uma ermida dedicada a Santa Maria."

Desde muito antes da criação da freguesia em 1984, que eram desenvolvidos os maiores esforços nesse sentido, pois já em meados do século XX existia aqui um núcleo populacional muito importante.

Um dos motivos de intresse desta freguesia centra-se na Herdade das Figueiras e a sua capela. Em 1949, Gustavo de Matos Sequeira incluiu-a no Inventário Artístico de Portugal:"Casa e propriedade rústica, na charneca de Coruche, pertençeu ao Sr. Jorge Machado Castelo Branco (Figueira).

Junto à casa de lavoura está a hermida dedicada a Santa Maria".

Na Branca, estão situadas várias propriedades agrícolas importantes, das quais se destacam: monte das figueiras, monte da Pestana, monte dos Pelados, monte da Torre, monte da Água Boa, monte do porto das mestras, monte da Semaria dos Pinheiros (Cabeça Gorda), monte da Abrunheira e monte do Trozoito.

Fundação:
1984

A Branca é um lugar para sentir. Não basta falar dela, contar a sua história ou descrever a sua paisagem. O mistério que envolve a paisagem, o cultivo da terra e a sabedoria secular dos seus habitantes, cuja hospitalidade e simpatia é reconhecida, da gastronomia ao artesanato, assim como o forte enraizamento das suas tradições, são muitas as razões para nos brindar com um passeio por esta terra.

A freguesia de Branca goza de uma situação privilegiada, em termos de atractivos turisticos quer devido às suas paisagens naturais quer devido à sua fauna e flora e ao facto de estar muito próxima do Rio Sorraia.

Possui uma rica cultura tradicional, transmitida por via oral através das gerações, divergindo através dos tempos, a freguesia de Branca muito se orgulha do seu património arquitetónico, nomeadamente da Igreja Matriz, venerando Nossa Senhora da Conceição, assim como a Capela da Herdade das Figueiras(privada), além das várias casas senhoriais presentes na freguesia.

A Tradição Equestre

O sul da Península Ibérica é berço de uma raça cavalar cujas origens remontam à pré-história.

O cavalo Lusitano um cavalo com origem em Portugal continental, com especial incidência nas zonas do Ribatejo e Alentejo. Estes cavalos já eram montados pelos Romanos à cerca de 5000 e consideravam ser este o melhor cavalo de sela conhecido. Apesar de ser usado como cavalo de trabalho, nomeadamente pelos campinos, que têm uma predilecção especial por esta raça, o Lusitano é, cada vez mais, um cavalo procurado por criadores de todo o mundo, graças às suas qualidades únicas. Como cavalo de Alta Escola, tem demostrado ser uma mais valia, já que a sua grande inteligência lhe permite uma aprendizagem rápida e constante, havendo hoje cavalos Lusitanos espalhados pelas cinco partidas do mundo, com esta finalidade.

O Cavalo Lusitano é procurado como montada de desporto e de lazer, e como reprodutor pelas suas raras qualidades de caráter e antiguidade genética, continuando a ser o cavalo por excelência para a Arte Equestre e para o Toureio. Mas para além de ser o cavalo que dá maior prazer montar, continua a surpreender pela sua polivalência, a natural aptidão para os Obstáculos, para o Ensino, Equitação de Trabalho e Atrelagem de Competição.

Tudo isto constitui um património equestre único na freguesia de Branca.

Publicado por: Freguesia de Branca - Coruche

Última atualização: 27-04-2024