Branca é um lugar para sentir. Não basta falar dela, contar a sua história ou descrever a sua paisagem. O mistério que envolve a paisagem, o cultivo da terra e a sabedoria secular dos seus habitantes, cuja hospitalidade e simpatia é reconhecida, da gastronomia ao artesanato, assim como o forte enraizamento das suas tradições, são muitas as razões para nos brindar com um passeio por esta terra.
A freguesia de Branca goza de uma situação privilegiada, em termos de atractivos turisticos quer devido às suas paisagens naturais quer devido à sua fauna e flora e ao facto de estar muito próxima do Rio Sorraia.
Possui uma rica cultura tradicional, transmitida por via oral através das gerações, divergindo através dos tempos, a freguesia de Branca muito se orgulha do seu património arquitetónico, nomeadamente da Igreja Matriz, venerando Nossa Senhora da Conceição, assim como a Capela da Herdade das Figueiras(privada), além das várias casas senhoriais presentes na freguesia.
Caminhos de Santiago (Alentejo e Ribatejo)
Caminho Central Vendas Novas <--> Branca
TRADIÇÃO EQUESTRE
O sul da Península Ibérica é berço de uma raça cavalar cujas origens remontam à pré-história.
O cavalo Lusitano um cavalo com origem em Portugal continental, com especial incidência nas zonas do Ribatejo e Alentejo. Estes cavalos já eram montados pelos Romanos à cerca de 5000 e consideravam ser este o melhor cavalo de sela conhecido. Apesar de ser usado como cavalo de trabalho, nomeadamente pelos campinos, que têm uma predilecção especial por esta raça, o Lusitano é, cada vez mais, um cavalo procurado por criadores de todo o mundo, graças às suas qualidades únicas. Como cavalo de Alta Escola, tem demostrado ser uma mais valia, já que a sua grande inteligência lhe permite uma aprendizagem rápida e constante, havendo hoje cavalos Lusitanos espalhados pelas cinco partidas do mundo, com esta finalidade.
O Cavalo Lusitano é procurado como montada de desporto e de lazer, e como reprodutor pelas suas raras qualidades de caráter e antiguidade genética, continuando a ser o cavalo por excelência para a Arte Equestre e para o Toureio. Mas para além de ser o cavalo que dá maior prazer montar, continua a surpreender pela sua polivalência, a natural aptidão para os Obstáculos, para o Ensino, Equitação de Trabalho e Atrelagem de Competição.
Tudo isto constitui um património equestre único na freguesia de Branca.
Coudelaria Herdade das Figueiras
S: www.herdadefigueiras.com
E: herdade.figueiras@gmail.com
Tel: 265 897 221
EVENTOS ANUAIS
• Festa em Honra a Nossa Senhora da Conceição (1º fim de semana de agosto)
• Semana cultural e desportiva da Branca
GASTRONOMIA
• Cozido à portuguesa
• Ensopado de borrego
• Arroz doce
O cozido à portuguesa, considerado por muitos como o prato nacional, é composto por uma grande diversidade de ingredientes cozidos em água abundante – as receitas variam muito de local para local, havendo muitas que reclamam ser mais legítimas que outras. Contudo, é costume referir como ingredientes mais utilizados as diversas qualidades de couve (couve-galega, couve-lombarda, tronchuda, entre outros), batatas, feijão, cabeças de nabo, cenoura, enchidos (chouriço, farinheira, moura, etc), outras carnes, geralmente de porco, e, por vezes, adições de carnes de frango ou galinha.Também a destacar o ensopado de Borrego e, o Arroz Doce.
ARTESANATO
Artesanato é o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.
O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, sendo este caracterizado na freguesia de Branca através do aproveitamento de palitos de fósforo queimados e papel, para a elaboração de trabalhos de forma artesanal.