Aguarde...

Benvindos Benvindos

História

A povoação de Branca terá evoluído do trato aforado e da sesmaria, sendo os seus foros do final do século XIX.

A sua população inicial cresceu rapidamente, dando origem a um denso aglomerado na época em que o modelo de povoamento seguido era junto de uma estrada e nas proximidades de uma locanda comercial, com carácter de hospedaria.

Um dos muitos motivos de interesse desta freguesia centra-se na Herdade das Figueiras e sua capela.

Em 1949, Gustavo Matos Sequeira incluiu-a no Inventário Artístico de Portugal: "Casa e propriedade rústica, na charneca de Coruche, pertenceu ao Sr. D. Jorge Machado Castelo Branco (Figueira). Centro de um aglomerado característico, dando o tipo dos núcleos de habitação regional. Junto à casa de lavoura está uma ermida dedicada a Santa Maria."

Desde muito antes da criação da freguesia em 1984, que eram desenvolvidos os maiores esforços nesse sentido, pois já em meados do século XX existia aqui um núcleo populacional muito importante.

Um dos motivos de intresse desta freguesia centra-se na Herdade das Figueiras e a sua capela. Em 1949, Gustavo de Matos Sequeira incluiu-a no Inventário Artístico de Portugal:"Casa e propriedade rústica, na charneca de Coruche, pertençeu ao Sr. Jorge Machado Castelo Branco (Figueira).

Centro de um aglomerado característico, dando o tipo dos núcleos de habitação regional.

Junto à casa de lavoura está a hermida dedicada a Santa Maria".

Na Branca, estão situadas várias propriedades agrícolas importantes, das quais se destacam: monte das figueiras, monte da Pestana, monte dos Pelados, monte da Torre, monte da Água Boa, monte do porto das mestras, monte da Semaria dos Pinheiros (Cabeça Gorda), monte da Abrunheira e monte do Trozoito.

Fundação:
1984

TOPONÍMIA

O topónimo de Branca está relacionado com o facto de, no inicio do século XX, uma senhora de nome Branca, possuía de uma herdade nesta zona.

Essa herdade formada por mato e arvoredo, que foi vendida por foros cada parcela foi aforada com 11,150 metros quadrados, sendo feito o pagamento das parcelas em culturas aí produzidas.

A sua população inicial cresceu rapidamente, dando origem a um denso aglomerado na época em que o modelo de povoamento seguido era junto de uma estrada e nas proximidades de uma zona comercial, com carácter de hospedaria.

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.